Pular para o conteúdo principal

Fábula - A lebre e a tartaruga


Uma bela fábula para contar para seus pequenos e também para os maiores. Enfim, seja qual for sua faixa etária de ensino com toda certeza você junto de sua criatividade conseguirá fazer um grande e bom trabalho com tal fábula. 

Abraço.
Fábula - A lebre e a tartaruga

A lebre vivia a se gabar de que era o mais veloz de todos os animais. Até o dia em que encontrou a tartaruga. 

– Eu tenho certeza de que, se apostarmos uma corrida, serei a vencedora – desafiou a tartaruga.
A lebre caiu na gargalhada.
– Uma corrida? Eu e você? Essa é boa!
– Por acaso você está com medo de perder? – perguntou a tartaruga.
– É mais fácil um leão cacarejar do que eu perder uma corrida para você – respondeu a lebre.
No dia seguinte a raposa foi escolhida para ser a juíza da prova. Bastou dar o sinal da largada para a lebre disparar na frente a toda velocidade. A tartaruga não se abalou e continuou na disputa. A lebre estava tão certa da vitória que resolveu tirar uma soneca.
"Se aquela molenga passar na minha frente, é só correr um pouco que eu a ultrapasso" – pensou.
A lebre dormiu tanto que não percebeu quando a tartaruga, em sua marcha vagarosa e constante, passou. Quando acordou, continuou a correr com ares de vencedora. Mas, para sua surpresa, a tartaruga, que não descansara um só minuto, cruzou a linha de chegada em primeiro lugar.
Desse dia em diante, a lebre tornou-se o alvo das chacotas da floresta.
Quando dizia que era o animal mais veloz, todos lembravam-na de uma certa tartaruga...

Moral: Quem segue devagar e com constância sempre chega na frente.







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Materiais de apoio - I

Ao iniciar o processo de alfabetização ou ensino da matemática, muitas dúvidas surgem em relação ao material que se pode ou se deve utilizar. Visando contemplar esse ponto, trago aqui uma série de posts com dicas de material que pode auxiliar no ensino de língua portuguesa ou matemática. Como primeira opção eu trago a tabuada e o caderninho de caligrafia, eles podem parecer antiquados, mas de maneira geral ajudam bastante em atividades práticas. Assim, são boas opções para crianças maiores, em torno dos 5 ou 6 anos. Mas você pode utilizar os mesmo conteúdos abordados nestes materiais de modo pictórico ou até mesmo em situações a parte, como em tarefas específicas, mas estas eu trarei em outro post. Uma forma de utilizar a tabuada é propor competições, o que pode ser feito entre crianças ou entre os membros da família. Seleciona-se uma parte, com um número e operação específicos, e em seguida um tempo é estipulado para que possam decorar. Numa data marcada previamente, há então,...

Bibliotecas Digitais

As bibliotecas são, muitas vezes, coisas preciosas que nos fazem não só conhecer novos livros, mas, muitas vezes conseguir fazer aquele estudo necessário. Pensando nisso busquei alguns sites interessantes, eles seguem logo abaixo indicando qual biblioteca digital vocês podem ir de acordo com o interesse: A  Biblioteca Digital Brasileira de Teses e dissertações pode ser uma grande ajudadora no processo de pesquisa de temas referentes aos mais diversos assuntos. Lá você encontra teses que poderão te ajudar em seus estudos. Outra lugar interessante é o  Domínio público , onde você pode não só achar livros, mas também, músicas e obras primas da literatura, que permeia os vários de tipos de mídia, seja de som, imagem, vídeo e texto, lá você irá encontrar grandes obras. Tem também o Acesso Livre CAPES  (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), neste você pode achar tanto resumos quanto textos completos. Há também a Biblioteca Virtu...

Dificuldade com matemática

Brasil: Mais de 85% dos estudantes brasileiros são reprovados em matemática, diz pesquisa - TUDO NA HORA - O portal de notícias de Alagoas Nem todos os professores que dão aulas fazem por gostar e querer, e então, dão péssimas aulas os alunos saem perdendo... As crianças precisam ser estimuladas a gostar de pensar logicamente, é preciso entender que não se nasce sabendo tudo. Aos poucos cada um vai compreendendo todo tipo de conteúdo, teórico e prático diante da matemática.  O ensino precisa ser diferenciado, não dá pra aprender com apenas quadro negro e giz. A matemática está em toda parte e por isso, o ensino dela deve ser feito tratando desse fato. Tudo gera matemática, tudo pode fazer seu aluno compreender o mundo logicamente. Mas, é preciso mais que vontade de dar conteúdos para os pequenos. É necessário para eles saber lidar com situações que os levem a entender a matemática não do ponto de vista do professor que pode achar difícil, ou não ter muito tato para lida...