Ao iniciar o processo de
alfabetização ou ensino da matemática, muitas dúvidas surgem em relação ao
material que se pode ou se deve utilizar. Visando contemplar esse ponto, trago
aqui uma série de posts com dicas de material que pode auxiliar no ensino de
língua portuguesa ou matemática.
Como primeira opção eu trago a
tabuada e o caderninho de caligrafia, eles podem parecer antiquados, mas de
maneira geral ajudam bastante em atividades práticas. Assim, são boas opções
para crianças maiores, em torno dos 5 ou 6 anos. Mas você pode utilizar os
mesmo conteúdos abordados nestes materiais de modo pictórico ou até mesmo em
situações a parte, como em tarefas específicas, mas estas eu trarei em outro
post.
Uma forma de utilizar a tabuada é propor
competições, o que pode ser feito entre crianças ou entre os membros da família.
Seleciona-se uma parte, com um número e operação específicos, e em seguida um
tempo é estipulado para que possam decorar. Numa data marcada previamente, há
então, a competição, vencendo aquele que acertar mais, ou mais rápido. O melhor
é que haja um pequeno prêmio para o ganhador, estimulando os competidores para
se esforçar nas próximas competições.
Esse tipo de atividade pode ser
utilizado dentro da Língua Portuguesa também, pois o caderninho de caligrafia tem
vários níveis e atividades, assim pode-se selecionar uma atividade específica e
delimitar um tempo para que se termine, sendo ganhador aquele que fizer melhor
ou em menos tempo.
A ideia de competição pode ser utilizada
das mais diferentes formas e ajuda a dar a ideia de que o esforço vale à pena,
tanto o esforço para estudar quanto o esforço para fazer cada vez melhor. Isso
ajuda no ensino como um todo, ajuda também a aprimorar a ideia de meritocracia.
Nos próximos posts desta série
trarei outras formas de aplicar conteúdos no dia-a-dia, e materiais que podem
ser utilizados nestas em outras atividades. Espero que isso ajude às pessoas que
têm dúvida sobre como tornar o aprendizado algo natural.
Até a próxima!
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