Pular para o conteúdo principal

Sondagem, o que é? E como fazer?

O que é sondagem?

Antes de tudo é preciso perceber a sondagem como meio de avaliação, tanto para conhecer o aluno como para analisar o que deve ser feito em relação a ele. Dessa forma, esse método ajuda o professor a fundamentar seu trabalho, tendo como base o próprio aluno. O que influencia diretamente seu plano diário e seus projetos.
A sondagem pode ocorrer tanto na educação infantil, quanto fundamental. Ela se caracteriza pela avaliação de conhecimentos prévios e adquiridos dos alunos. Geralmente é feita nos primeiros dias do ano letivo e também no decorrer do ano, de acordo com a necessidade. 
O importante para fazer uma boa sondagem é estabelecer um padrão avaliativo. É preciso definir o que se quer avaliar dentro dos campos de conhecimentos. Dentro do campo de Linguagem (língua portuguesa), defini-se o que pretende observar e cria-se um padrão para começar a avaliar. É importante que esse padrão seja estabelecido para o ano inteiro, para que se possa analisar o que foi desenvolvido ou não, para o que é preciso dar uma maior ênfase, ou até mesmo alunos que precisem de alguma atenção especial específica.

Como criar um padrão avaliativo?

Para criar um padrão deve-se saber em qual campo será feita a avaliação. Como foi citada acima a área da Linguagem, vamos seguir tal linha. Para isso, você pode estabelecer algo dentro do que aquele ano inteiro pede para a área, por exemplo: durante o jardim a criança deve aprender as letras, então seu padrão parte daí, você deve observar as letras que a criança consegue identificar, reescrever e se ela consegue achar a letra em uma palavra, coisas afins.
Fazer anotações é de suma importância no caso da educação infantil, nesse sentido o portfólio pode ajudar, se não souber o que é clique aqui e veja uma postagem aqui do blog explicando o que é e como fazer.
Se você está no ensino fundamental sua sondagem não deve ter apenas observações, como será o caso da maior parte do que é feito no infantil. No seu caso, crie uma folha de sondagem, uma espécie de ficha para cada aluno, que ele usará na sondagem. Nesse caso, continuando a linha de Linguagem, o que é pedido para o seu período escolar nesse ano? Se nesse ano é preciso desenvolver habilidade de escrita e leitura básicas é desse ponto que você irá partir, analisando o que ele adquiriu previamente no momento inicial, e ao longo do ano o que ele pode adquirir.
Nesse caso a ficha deve conter o nome da criança, que ele mesmo o tenha feito, seguido de um grupo de palavras estabelecidos por você, sendo importante que haja algum tipo de relação entre elas, por exemplo: um grupo de 5 palavras que são nomes de animais, seguido de uma frase com um desses animais.

Terminei a sondagem o que faço agora?

Terminado o período avaliativo é preciso analisar. Observe o que você tinha como ponto a ser avaliado e traga a sondagem de cada aluno para perto, observe como aquele ponto foi executado, tente observar como ele reagiu os desafios que foram postas, analise e veja onde esse aluno precisa de ajuda. Os que se destacam de alguma forma, ou por estarem muito na frente em competências ou por estarem com competências não adquiridas, devem ter atenção diferenciada. O que a sondagem visa é que você possa ter um mapa da sua turma, podendo fazer com que aqueles que precisam de atenção possam ter.
Assim, o resultado de sua sondagem deve influenciar diretamente sua prática diária, dando mais vigor ao seu trabalho e ajudando seus alunos a se desenvolver de maneira adequada. Mas, não ó isso, ela permite observar onde o seu próprio trabalho pode melhorar.
Se você já fez ou faz sondagem rotineiramente, deixe nos comentários sua experiência, com certeza enriquecerá a todos.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Materiais de apoio - I

Ao iniciar o processo de alfabetização ou ensino da matemática, muitas dúvidas surgem em relação ao material que se pode ou se deve utilizar. Visando contemplar esse ponto, trago aqui uma série de posts com dicas de material que pode auxiliar no ensino de língua portuguesa ou matemática. Como primeira opção eu trago a tabuada e o caderninho de caligrafia, eles podem parecer antiquados, mas de maneira geral ajudam bastante em atividades práticas. Assim, são boas opções para crianças maiores, em torno dos 5 ou 6 anos. Mas você pode utilizar os mesmo conteúdos abordados nestes materiais de modo pictórico ou até mesmo em situações a parte, como em tarefas específicas, mas estas eu trarei em outro post. Uma forma de utilizar a tabuada é propor competições, o que pode ser feito entre crianças ou entre os membros da família. Seleciona-se uma parte, com um número e operação específicos, e em seguida um tempo é estipulado para que possam decorar. Numa data marcada previamente, há então,

Portfólio

Olá! Você sabe o que é um portfólio? Se não sabe, vai descobrir nesse post. Portfólio é o registro de atividades de cada aluno ou da turma, contém uma capa, identificação da escola, das crianças e dos professores, fotos e comentários a cerca do que ocorreu em determinado dia ou atividade, o que chamou a atenção da turma/criança ou do professor. Sendo base para avaliar o desenvolvimento da turma ou da criança. Quando vamos fazer portfólio temos diversas dúvidas de como desenvolver esse trabalho. Verdadeiramente, não é fácil resumir seus trabalhos em poucas palavras e fotografias até tentam expressar mais sobre, mas ainda não é o suficiente. Porém, de modo geral, esse trabalho tem como ideia principal não apensa resumir, mas levar aquele que vê o portfólio a experimentar parte do seu cotidiano, parte da vivência que você leva seus alunos a ter. O portfólio pode ser individual, observando cada aluno, ou geral, abarcando o trabalho com a turma toda, sem individualizar. Parecem

Recomendações literárias para pré-alfabetização

O processo de pré-alfabetização pode ser muito auxiliado se você tiver bons recursos, não muitos, mas aqueles que, de fato, vão te ajudar. E de início o que você precisa é reforçar a leitura com a criança, dando a ela noção dos sons para que depois possa fazê-la perceber a ligação entre esse som e sua escrita.  Para isso, nada melhor que livros rimados. Eles fazem exatamente isso, dão noção de como os sons se unem para formar palavras. Por isso, trago aqui uma lista de bons livros para essa finalidade: Ou isto ou aquilo A Arca de noé O batalhão das letras Apertada e sem espaço   Macaco danando