Pular para o conteúdo principal

Recomendações literárias para pré-alfabetização

O processo de pré-alfabetização pode ser muito auxiliado se você tiver bons recursos, não muitos, mas aqueles que, de fato, vão te ajudar. E de início o que você precisa é reforçar a leitura com a criança, dando a ela noção dos sons para que depois possa fazê-la perceber a ligação entre esse som e sua escrita. 

Para isso, nada melhor que livros rimados. Eles fazem exatamente isso, dão noção de como os sons se unem para formar palavras. Por isso, trago aqui uma lista de bons livros para essa finalidade:

Ou isto ou aquilo

A Arca de noé

O batalhão das letras

Apertada e sem espaço 

Macaco danando

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Materiais de apoio - I

Ao iniciar o processo de alfabetização ou ensino da matemática, muitas dúvidas surgem em relação ao material que se pode ou se deve utilizar. Visando contemplar esse ponto, trago aqui uma série de posts com dicas de material que pode auxiliar no ensino de língua portuguesa ou matemática. Como primeira opção eu trago a tabuada e o caderninho de caligrafia, eles podem parecer antiquados, mas de maneira geral ajudam bastante em atividades práticas. Assim, são boas opções para crianças maiores, em torno dos 5 ou 6 anos. Mas você pode utilizar os mesmo conteúdos abordados nestes materiais de modo pictórico ou até mesmo em situações a parte, como em tarefas específicas, mas estas eu trarei em outro post. Uma forma de utilizar a tabuada é propor competições, o que pode ser feito entre crianças ou entre os membros da família. Seleciona-se uma parte, com um número e operação específicos, e em seguida um tempo é estipulado para que possam decorar. Numa data marcada previamente, há então,

Portfólio

Olá! Você sabe o que é um portfólio? Se não sabe, vai descobrir nesse post. Portfólio é o registro de atividades de cada aluno ou da turma, contém uma capa, identificação da escola, das crianças e dos professores, fotos e comentários a cerca do que ocorreu em determinado dia ou atividade, o que chamou a atenção da turma/criança ou do professor. Sendo base para avaliar o desenvolvimento da turma ou da criança. Quando vamos fazer portfólio temos diversas dúvidas de como desenvolver esse trabalho. Verdadeiramente, não é fácil resumir seus trabalhos em poucas palavras e fotografias até tentam expressar mais sobre, mas ainda não é o suficiente. Porém, de modo geral, esse trabalho tem como ideia principal não apensa resumir, mas levar aquele que vê o portfólio a experimentar parte do seu cotidiano, parte da vivência que você leva seus alunos a ter. O portfólio pode ser individual, observando cada aluno, ou geral, abarcando o trabalho com a turma toda, sem individualizar. Parecem

Dificuldade com matemática

Brasil: Mais de 85% dos estudantes brasileiros são reprovados em matemática, diz pesquisa - TUDO NA HORA - O portal de notícias de Alagoas Nem todos os professores que dão aulas fazem por gostar e querer, e então, dão péssimas aulas os alunos saem perdendo... As crianças precisam ser estimuladas a gostar de pensar logicamente, é preciso entender que não se nasce sabendo tudo. Aos poucos cada um vai compreendendo todo tipo de conteúdo, teórico e prático diante da matemática.  O ensino precisa ser diferenciado, não dá pra aprender com apenas quadro negro e giz. A matemática está em toda parte e por isso, o ensino dela deve ser feito tratando desse fato. Tudo gera matemática, tudo pode fazer seu aluno compreender o mundo logicamente. Mas, é preciso mais que vontade de dar conteúdos para os pequenos. É necessário para eles saber lidar com situações que os levem a entender a matemática não do ponto de vista do professor que pode achar difícil, ou não ter muito tato para lidar co