Pular para o conteúdo principal

Portfólio

Olá!
Você sabe o que é um portfólio? Se não sabe, vai descobrir nesse post.
Portfólio é o registro de atividades de cada aluno ou da turma, contém uma capa, identificação da escola, das crianças e dos professores, fotos e comentários a cerca do que ocorreu em determinado dia ou atividade, o que chamou a atenção da turma/criança ou do professor. Sendo base para avaliar o desenvolvimento da turma ou da criança.
Quando vamos fazer portfólio temos diversas dúvidas de como desenvolver esse trabalho. Verdadeiramente, não é fácil resumir seus trabalhos em poucas palavras e fotografias até tentam expressar mais sobre, mas ainda não é o suficiente. Porém, de modo geral, esse trabalho tem como ideia principal não apensa resumir, mas levar aquele que vê o portfólio a experimentar parte do seu cotidiano, parte da vivência que você leva seus alunos a ter.
O portfólio pode ser individual, observando cada aluno, ou geral, abarcando o trabalho com a turma toda, sem individualizar. Parecem ser muito diferentes, mas o propósito é mesmo, mostrar as experiências das crianças, seja falando da turma toda passando por uma atividade, ou cada criança, sendo nesse último caso, uma forma de avaliação para crianças em creche ou educação infantil, vendo seus avanços ou retrocessos no desenvolvimento.
A seguir você pode ver uma forma simples de como fazer em passo a passo de para começar seu portfólio:
1)     Antes de tudo, é preciso uma capa para seu portfólio. Nela você pode começar identificando sua escola, a(s) professora(s) e a turma (ex.: jardim 1 turma C). Caso não queira fazer isso na capa, faça na página seguinte a ela.
2)     Depois, identifique as crianças, colocando o nome completo de cada uma;
3)     Em seguida uma foto da turma, que pode ser junto a(s) professora(s). É importante ter toda a turma nela, caso não seja possível, que tenha a maior quantidade de crianças que puder;

O desenvolvimento do portfólio vai variar de acordo com o tipo se individual, deverá conter tarefas e experiências individuais. Se for da turma toda, deve ter atividades e vivências que chamaram a atenção das crianças ou a sua, como uma amostra de desenvolvimento de algumas crianças ou até de uma em específico, no caso que situações extraordinárias.
Se você já fez ou está fazendo portfólio, deixe sua experiência nos comentários.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Materiais de apoio - I

Ao iniciar o processo de alfabetização ou ensino da matemática, muitas dúvidas surgem em relação ao material que se pode ou se deve utilizar. Visando contemplar esse ponto, trago aqui uma série de posts com dicas de material que pode auxiliar no ensino de língua portuguesa ou matemática. Como primeira opção eu trago a tabuada e o caderninho de caligrafia, eles podem parecer antiquados, mas de maneira geral ajudam bastante em atividades práticas. Assim, são boas opções para crianças maiores, em torno dos 5 ou 6 anos. Mas você pode utilizar os mesmo conteúdos abordados nestes materiais de modo pictórico ou até mesmo em situações a parte, como em tarefas específicas, mas estas eu trarei em outro post. Uma forma de utilizar a tabuada é propor competições, o que pode ser feito entre crianças ou entre os membros da família. Seleciona-se uma parte, com um número e operação específicos, e em seguida um tempo é estipulado para que possam decorar. Numa data marcada previamente, há então,

Recomendações literárias para pré-alfabetização

O processo de pré-alfabetização pode ser muito auxiliado se você tiver bons recursos, não muitos, mas aqueles que, de fato, vão te ajudar. E de início o que você precisa é reforçar a leitura com a criança, dando a ela noção dos sons para que depois possa fazê-la perceber a ligação entre esse som e sua escrita.  Para isso, nada melhor que livros rimados. Eles fazem exatamente isso, dão noção de como os sons se unem para formar palavras. Por isso, trago aqui uma lista de bons livros para essa finalidade: Ou isto ou aquilo A Arca de noé O batalhão das letras Apertada e sem espaço   Macaco danando