Pular para o conteúdo principal

Portfólio

Olá!
Você sabe o que é um portfólio? Se não sabe, vai descobrir nesse post.
Portfólio é o registro de atividades de cada aluno ou da turma, contém uma capa, identificação da escola, das crianças e dos professores, fotos e comentários a cerca do que ocorreu em determinado dia ou atividade, o que chamou a atenção da turma/criança ou do professor. Sendo base para avaliar o desenvolvimento da turma ou da criança.
Quando vamos fazer portfólio temos diversas dúvidas de como desenvolver esse trabalho. Verdadeiramente, não é fácil resumir seus trabalhos em poucas palavras e fotografias até tentam expressar mais sobre, mas ainda não é o suficiente. Porém, de modo geral, esse trabalho tem como ideia principal não apensa resumir, mas levar aquele que vê o portfólio a experimentar parte do seu cotidiano, parte da vivência que você leva seus alunos a ter.
O portfólio pode ser individual, observando cada aluno, ou geral, abarcando o trabalho com a turma toda, sem individualizar. Parecem ser muito diferentes, mas o propósito é mesmo, mostrar as experiências das crianças, seja falando da turma toda passando por uma atividade, ou cada criança, sendo nesse último caso, uma forma de avaliação para crianças em creche ou educação infantil, vendo seus avanços ou retrocessos no desenvolvimento.
A seguir você pode ver uma forma simples de como fazer em passo a passo de para começar seu portfólio:
1)     Antes de tudo, é preciso uma capa para seu portfólio. Nela você pode começar identificando sua escola, a(s) professora(s) e a turma (ex.: jardim 1 turma C). Caso não queira fazer isso na capa, faça na página seguinte a ela.
2)     Depois, identifique as crianças, colocando o nome completo de cada uma;
3)     Em seguida uma foto da turma, que pode ser junto a(s) professora(s). É importante ter toda a turma nela, caso não seja possível, que tenha a maior quantidade de crianças que puder;

O desenvolvimento do portfólio vai variar de acordo com o tipo se individual, deverá conter tarefas e experiências individuais. Se for da turma toda, deve ter atividades e vivências que chamaram a atenção das crianças ou a sua, como uma amostra de desenvolvimento de algumas crianças ou até de uma em específico, no caso que situações extraordinárias.
Se você já fez ou está fazendo portfólio, deixe sua experiência nos comentários.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Recomendações literárias para pré-alfabetização

O processo de pré-alfabetização pode ser muito auxiliado se você tiver bons recursos, não muitos, mas aqueles que, de fato, vão te ajudar. E de início o que você precisa é reforçar a leitura com a criança, dando a ela noção dos sons para que depois possa fazê-la perceber a ligação entre esse som e sua escrita.  Para isso, nada melhor que livros rimados. Eles fazem exatamente isso, dão noção de como os sons se unem para formar palavras. Por isso, trago aqui uma lista de bons livros para essa finalidade: Ou isto ou aquilo A Arca de noé O batalhão das letras Apertada e sem espaço   Macaco danando

Dificuldade com matemática

Brasil: Mais de 85% dos estudantes brasileiros são reprovados em matemática, diz pesquisa - TUDO NA HORA - O portal de notícias de Alagoas Nem todos os professores que dão aulas fazem por gostar e querer, e então, dão péssimas aulas os alunos saem perdendo... As crianças precisam ser estimuladas a gostar de pensar logicamente, é preciso entender que não se nasce sabendo tudo. Aos poucos cada um vai compreendendo todo tipo de conteúdo, teórico e prático diante da matemática.  O ensino precisa ser diferenciado, não dá pra aprender com apenas quadro negro e giz. A matemática está em toda parte e por isso, o ensino dela deve ser feito tratando desse fato. Tudo gera matemática, tudo pode fazer seu aluno compreender o mundo logicamente. Mas, é preciso mais que vontade de dar conteúdos para os pequenos. É necessário para eles saber lidar com situações que os levem a entender a matemática não do ponto de vista do professor que pode achar difícil, ou não ter muito tato para lida...

Sondagem, o que é? E como fazer?

O que é sondagem? Antes de tudo é preciso perceber a sondagem como meio de avaliação, tanto para conhecer o aluno como para analisar o que deve ser feito em relação a ele. Dessa forma, esse método ajuda o professor a fundamentar seu trabalho, tendo como base o próprio aluno. O que influencia diretamente seu plano diário e seus projetos. A sondagem pode ocorrer tanto na educação infantil, quanto fundamental. Ela se caracteriza pela avaliação de conhecimentos prévios e adquiridos dos alunos. Geralmente é feita nos primeiros dias do ano letivo e também no decorrer do ano, de acordo com a necessidade.  O importante para fazer uma boa sondagem é estabelecer um padrão avaliativo. É preciso definir o que se quer avaliar dentro dos campos de conhecimentos. Dentro do campo de Linguagem (língua portuguesa), defini-se o que pretende observar e cria-se um padrão para começar a avaliar. É importante que esse padrão seja estabelecido para o ano inteiro, para que se possa analisar o que f...